sábado, 11 de maio de 2013

PONTOS TURISTICO DE JUAZEIRO DO NORTE

01. MONUMENTO PADRE CICERO
       Inaugurada em 01 de novembro de 1969, no então governo do prefeito Mauro Sampaio, possui 27 metros de altura e fica localizada na Serra do Horto (colina do Horto), sendo, erguida no local onde o Padre Cicero costumava fazer seus retiros espirituais.



02. BASÍLICA SANTUÁRIO DE NOSSA SENHORA DAS DORES
       Construída em 1875, pelo Brigadeiro Leandro Bezerra, avô do Padre Pedro Ribeiro, quando Juazeiro era uma fazenda de nome Tabuleiro Grande pertencente ao município do Crato. A Igreja Matriz de Nossa Senhora das Dores como é conhecida foi local de fatos importantes como a primeira Missa do Padre Cicero nesta cidade no Natal de 1871, o milagre da Hóstia que transformou-se em sangue na boca da Beata Maria de Araújo em 01 de março de 1889. No ano de 2008 recebe o Título de Basílica Menor pelo Papa Bento XVI.


03. CAPELA DE NOSSA SENHORA DO PERPÉTUO SOCORRO
       Constrída em 1908 por dona Erminia, virtuosa senhora e amiga do padre Cicero é parada obrigatória para os romeiros que aqui visita. No seu interior estão sepultados os corpos de sua fundadora Dona Erminia, de dona Vicência Romana Batista, mãe do Padre, da beata Maria de Araújo, que mais tarde teria o seu tumulo violado e por ultímo em 21 de julho de 1934, recebe o corpo do levíta Padre Cicero.
       Entorno da Capela surgiu o mais antigo cemitério existente em Juazeiro do Norte, onde estão sepultados os corpos de grandes pensonalidades da história da nossa cidade, entre eles destacamos a Beata Mocinha, Beato José Lourenço e José Marrocos.
       Todo dia 20 de cada mês é celebrada a tradicional Missa do dia 20 as 06:00 hs, em Memória do Padre Cicero que recebe milhares de fiéis no largo da praça do Socorro.


04. MUSEU VIVO DO PADRE CICERO
       Localizado ao lado da estátua do Padre Cicero, na colina do horto era o casarão onde o padre gostava de descançar e meditar. O local abriga a capela do Bom Jesus, a capela do Santíssimo, a capela de Nossa Senhora das Dores, salas de ex-votos e um museu de cera com peças de tamanho natural representando cenas da vida do Padre Cicero.


05. SANTO SEPULCRO
       Simboliza o local onde Cristo foi sepultado, possui enormes rochas que dá ao lugar uma mística toda especial, os romeiros acreditam que ao passar por tais pedras os pecados lhe são perdoados.O acesso é através de uma trilha de terra, distantete 2km, da estátua do Padre Cicero. É sem dúvida alguma o encontro da natureza com o sagrado. O local bem como toda a Serra do Horto fazem parte do Geopark Araripe.


06. SANTUÁRIO DE SÃO FRANCISCO DAS CHAGAS (IGREJA DOS FRANCISCANOS)
       Construído em 1950, pelos frades capuchinhos, através de doações de várias famílias, o Satuário possui uma das mais belas arquiteturas do Brasil, em suas colunas, pilastras e teto estão esculpidos os nomes de famílias e pessoas que contribuiram com doações para sua construção. Em seu entorno possui uma grande passarela suspensa chamada de "Passeio das Almas''. Em seu entorno podemos encontrar a Praça das Almas, a Gruta de Nossa Senhora de Lourdes, além dos murais com as estações da Via Sacra e com as comtemplações dos mistérios Gloriosos, dolorosos e gozossos do Santo Rosário.


07. SANTUÁRIO DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS (IGREJA DOS SALESIANOS)
       Inaugurada em 1979, a Igreja do Salesianos como é conhecida é um dos mais belos templos do Brasil. A sua construção deve-se ao pedido feito pelo Padre Cicero em seu testamento afim de pagar uma promessa feita com mais 3 amigos padres, pelo fim da seca de 1889. A igreja do Sagrado Coração de Jesus é uma das maiores marcas da Ordem Salesiana em Juazeiro do Norte.


08. MEMORIAL PADRE CICERO
       Local de visitação de estudantes, romeiros e pesquisadores. Possui um grande acervo fotográfico, uma biblioteca, inúmeros objetos que pertenceram ao Padre Cicero e um auditório com mais de 300 lugares.


09. CASA ONDE MORREU O PADRE CICERO
       Casa onde morou e morreu o Padre Cicero, possui vários pertences de seu uso pessoal, cama na qual morreu, entre outros objetos trazidos pelos romeiros como: pedras semi preciosas, animais empalhados entre outros.


10. CENTRO DE APOIO AO ROMEIRO
       Estrutura ampla e moderna com mais de 1000 lojas dos mais diversos tipos de serviços desde alimentação até cabeleiro além de um anfiteatro para 15 mil pessoas e um centro administrativo.


11. LUZEIRO DO NORDESTE
       Monumento que simboliza a passagem do milênio para o povo nordestino, o luzeiro tem 111 metros de altura, tendo em seu topo uma esfera representando o mundo e sobre a esfera uma cruz representando a vitória de Cristo sobre o mundo.


12. CENTRO DE CULTURA MESTRE NOZA
       Antiga cadeia pública da cidade transformou-se em espaço de expressão da cultura popular, com milhares de peças esculpidas em madeira além de uma variedade de outros objetos feitos de flandes, barro e couro.


13. MERCADO CENTRAL
       Ponto de compras de moradores, romeiros e turistas o mercado central possui uma infinidade de produtos dos mais variados possíveis lá, podemos encontrar: ervas medicinais, garrafadas, roupas, rapaduras, doces, comidas típicas, peças de couros, renda, bordados, crochê, eletrônicos e uma infinidade de artesanato.


14. PRAÇA PADRE CICERO
       Coração da cidade foi palco de grandes acontecimentos, dentre eles podemos citar a proclamação da independência feita pelo Padre Alencar Peixoto no dia 07 de setembro de 1910, culminando com a emancipação politica de Juazeiro do Norte, no dia 22 de julho de 1911. A praça hoje é um dos locais preferidos da população local para um bom bate papo.


15. MUSEU MONSENHOR MURILO
       Casa onde viveu o Padre Murilo, como era carinhosamente chamado pelos romeiro e moradores da cidade. O museu possui: acervo fotográfico, objetos pertencentes ao Monsenhor e uma loja de artigos religiosos.


16.  CASA DOS MILAGRES
       Em suas paredes, teto e piso encontra-se milhares de ex-votos como:  diversas partes do corpo feito de cera, argila, gesso e madeira, muletas, replica de animais, fotografias e etc, trazidos pelos romeiros como agradecimento pelas graças alcançadas.


17. PARQUE ECOLÓGICO DA TIMBAÚBAS
       Área de lazer e de práticas esportivas possui um grande complexo com trilhas, pista de skate, anfiteatro, quadras e uma grande área de preservação ambiental com diversas especies da fauna e flora.


18. MOSTEIROS DAS MONJAS BENEDITINAS
       Espaço de paz e oração o mosteiro e um perfeito espaço para a contemplação, participar das Missas nas manhãs de domingo e saborear um delicioso biscoito feito pelas monjas. Para os visitantes é um perfeito local para hospedagem.


19. IGREJA DE SÃO MIGUEL
       Uma das mais antigas de Juazeiro do Norte, a Igreja de São Miguel, Paróquia de Nossa Senhora de Lourdes, foi uma das herdeiras do Padre Cicero. É palco da mais tradicional coroação de Nossa Senhora, no belíssimo altar construído ao céu aberto para as celebrações campais.


20. IGREJA DO BOM JESUS DO HORTO
       Ainda em construção o templo será uma das maiores e mais belos do Brasil. É a maior obra edificada pela Ordem Salesiana em Juazeiro do Norte e um grande ponto de visitação.





     
     


Nenhum comentário:

Postar um comentário